domingo, 13 de abril de 2008

3ª Rotas do Marão - 13 de Abril de 2008

Serenata à chuva...

O dia amanheceu muito cinzento, tinha chovido muito toda a semana, mas previa-se que não chovesse hoje (domingo 13), puro engano. Tinha combinado encontrar-me com o pessoal dos Papatrilhos, Silvio e companhia, na área de serviço de Penafiel. Enquanto esperava que ele chegasse, a chuva começou a fazer a sua presença e em força.
Chegados os Papatrilhos, juntou-se à nossa companhia o nosso amigo dos Cotonetes Pedro. Todos um bocado receosos do mau tempo, comentávamos as possibilidades da maneira como ia decorrer a prova. Estávamos com tempo folgado, já que o amigo Bartes de Penafiel tinha levantado os nossos dorsais no sábado, poupando-nos assim o tempo de ir levantar os dorsais.
Lá chegados o parque de estacionamento parecia pequeno para acolher um evento destes, estavam esperados cerca de 600 bttistas, e pareceu-nos que ninguém se assustou pelo mau tempo.
Sabia bem que o que me esperava não era pera doce, os trilhos iam percorrer a Serra do Marão, mas era mais um desafio aliciante , mais uma serra para a minha colecção onde nunca tinha andado de bike. Eram esperados cerca de 45 Quilómetros de sobe e desce, até cerca dos 720 metros de altitude, que seria o ponto mais alto sensivelmente a meio do percurso.
O que aconteceu foi mais ou menos isso , a conta ficou pelos 48 Km, mas com 1400 metros de acumulados de subidas.

O início da prova, foi um passeio tipo volta de apresentação pela cidade de Amarante, a dar uma volta pelas ruas da cidade, depois saímos da cidade e começamos a subir, a subir quase até o meio do percurso, grande parte do trajecto foi feito em alcatrão (felizmente para mim) já depois do primeiro reabastecimento então iríamos fazer algumas descidas, algumas delas bem perigosas, mas sempre devidamente assinaladas com tabuletas de perigo bem visíveis.
O Pedro dos Cotonetes, passou por mim, a desafiar-me a ir aos 80, nem pensar, os 45 iriam ser suficientes para um grande empeno, quanto mais tentar ir além disso. vamos com calma, eu hei-de lá chegar, mas a seu tempo e com o treino suficiente.
A chuva ía caindo de vez em quando, encharcando-nos a roupa, optei por não levar o impermeável e acho que fiz asneira, porque quando a altitude começou a ser maior, a roupa molhada começou a arrefecer, tornando-se incómoda a sensação da humidade.
Pelo menos, dos upgrades que tinha feito um deles estava a resultar em pleno. As meias impermeáveis funcionam mesmo, apesar das minha reticências em comprá-las, hoje agradeci bem tê-las levado nos pés. A chuva intensa tinha tornado parte dos trilhos pouco cicláveis, e com muitos exercício de equilíbrio pelos trilhos, não foram poucas as vezes que foi preciso pôr o pé no chão, quase sempre ensopado e enlameado e, muitas vezes pequenos riachos atravessavam o trilho, obrigando muitas vezes a mergulhar as sapatilhas dentro de água.
O outro upgrade, foram os pratos pedaleiros substituídos esta semana, a conselho do Pedro Bravo, optei por adquirir uns pratos com uma característica especial, não são bem redondos, são ovais de modo a eliminar ou reduzir o ponto morto da pedalada. Acho que resulta, o que não resultou desta vez foram as pernas, que não aguentavam o ritmo pedido .
O terreno muito pesado aliado às constantes subidas, começaram a a fazer mossa nas minhas pernas, continuava devagar por lá acima, hesitante entre parar para comer alguma coisa, já que começava a sentir fome e aguentar e continuar até ao reforço, as prometidas febras na brasa.
Mais ou menos a meio do percurso total começamos a ser avisados pelos comissários da proximidade do reabastecimento, pelo que optei por aguentar. O reforço, estava óptimo, as febras na brasa estavam óptimas, mas não tinham só febras, havia pão, fruta, queques, barritas energéticas, muita água, sumos e tudo em quantidades suficientes.
O chamado reforço à maneira, ou à boa maneira hospitaleira transmontana de bem receber quem os visita, é sempre um bom cartão de visita, e fica sempre a vontade lá voltar outra vez.
Optei por não comer demasiado, peso já levo suficiente, comer mesmo só para ter alguma força.
Estava mesmo bastante cansado, nem me lembrei de tirar algumas fotografias para vos abrir o apetite desta vez.
As paisagens como sempre lindíssimas, foi pena o tempo estar muito chuvoso, nem me atrevi a tirar a máquina fotográfica do saco, mesmo assim ficou molhada.
Esta subida era impressionante apesar de não parecer muito inclinada, era e muito , e o piso muito escorregadio com a lama muito empapada, tenho dúvidas que houvesse muito pessoal a passar por lá montado, o meu grupo de empenados foi sempre a pé, como eu e com as sapatilhas cobertas de lama. O desafio, embora difícil, foi superado com um tempo muito lento, em relação ao que contava fazer, mas o que interessa nestes casos é acabar, passar a meta, na próxima tentarei fazer melhor. E ganhei mais alguma experiência nestas andanças, todas as etapas servem para acumular experiência e não só quilómetros.
Tempo gasto a pedalar, cerca de 5 horas, com as paragens deve dar um tempo de prova de cerca de 6 horas. Para 48 km é muito, muitas paragens a recuperar forças é o que dá, mas nem todas as provas são como a meia-maratona da Bemposta da semana passada.
Agora as fotos da "desorganização"...





Vamos ver como correrá a próxima.
6ºEncontro Luso-Galaico de Esposende, dia 27 de Abril, prova que vai contar com a quase totalidade da equipa da Casa do Pessoal da RTP-Porto, nada menos que 10 elementos estão inscritos, será que aparecem todos? será que há algum destemido que vá fazer a maratona em vez de fazer a meia-maratona, a diferença é tão pouca,pelo publicado os 50 são quase 60 e os 90 são poucos mais de 85 , por 25 km e a pagar o mesmo fazíamos um pouco mais, que dizem??É só fazer as contas, como dizia o outro. Que me dizem ... porreiro pá, porreiro?.. ou Vaitu??

Abraço e boas pedaladas e treinem muito .. que bem precisam
João Vaitu63

Já agora .. as classificações .. dos amigos que participaram ...
69º - Manel dos Papatrilhos com 3h 47m (disseram que deixou passar meia dúzia deles para ficar com esta posição)
112º- Silvio dos Papatrilhos com 4h 03m ( ficou a fazer tinóni .. tinóni ...)
141º- Nuno da Ntel com 4h 11m
143º- Bruno Bartes com 4h 11m
155º- Pedro dos Cotonetes com 4h 17m
251º- Bruno dos Papatrilhos com 4h 56m
308º- João da C. P.RTP com 5h 43m (muito fraquinho .... muito fraquinho)

e se isto não é perseguição .. não sei o que é .. vejam lá quem ficou em 277º ...
http://spreadsheets.google.com/pub?key=pAQ_-C4F7QZt9I7sM15s-VA

3 comentários :

  1. Olá bom blog que tens aqui.
    Continuação de boas provas e pedaladas!
    Cumprimentos dos
    Unidos Pelo Pedal

    ResponderEliminar
  2. Viva João... já tens blog e nem avisas a malta :)

    Está porreiro, continua!

    O Pedro encarregou de avisar o pessoal.. já coloquei o teu link no nosso blog. Abraço

    Iguana (Os Cotonetes)

    ResponderEliminar
  3. Olá João!
    Tá muito fixe a descrição da maratona.
    Parabéns pela tua prestação.

    Anocas (Cotonetes)

    ResponderEliminar