sábado, 3 de maio de 2008

1ºPasseio da família RTP-Porto - 3 de Maio de 2008


Ora viva
Um magnífico dia de Sábado, com algum sol mas sem muito calor, nem vento, óptimo para andar de bicicleta à beira-mar.
Era um projecto nosso já antigo, o de fazer um passeio aberto a toda a gente da casa e não só, sem espírito competitivo, apenas pelo prazer de passear.
Sinceramente isto excedeu todas as nossas melhores expectativas, contávamos que aparecesse alguém, mas nunca a quantidade de gente a pedalar que foi, é que foram 40 que estiveram presentes, entre colegas da casa , familiares e amigos.
Combinou-se o encontro para as 9h30, junto à praia de Canide Norte, um bom parque de estacionamento, onde cabia toda a gente à vontade.
Foram-se fazendo os primeiros arranjos, enchendo alguns pneus que vinham vazios, ajustando a altura dos selins, o normal do pessoal mais inexperiente. O Sérgio foi o nosso pronto-socorro de serviço, fazendo verdadeiros milagres, por exemplo com a bicicleta do Duarte, em que chegou com o desviador todo torcido, mas mesmo assim ele conseguiu recuperar e pôr a funcionar em condições.
O pessoal foi chegando, foi sendo distribuído o saquinho da merenda e a T-shirt que serviu de modo de marcar a presença no passeio. Alguns sacos tinham uma garrafa de água, uma banana, uma ou duas barras energéticas e uma revista gratuita da Freebike. Foi o que conseguimos reunir, para uma próxima vez talvez haja mais surpresas, quem sabe...
Pelas dez horas estávamos prontos a fazer a foto de família e a dar as primeiras pedaladas, ainda para a estrada ou melhor para a ciclovia, lá fomos.
Eu tive a honra de servir de guia, fui para a frente do longo pelotão, tentando andar o mais devagar possível, com os outros colegas do Btt a ajudar nas travessias de algumas ruas quando era necessário. O Nuno e o Bruno a servirem de fotógrafos de serviço, o Sérgio e o Mário a fecharem o grupo. Por mais devagar que fosse foi sendo preciso fazer algumas paragens para fazer reagrupamento de modo a ninguém ficar para trás. Os mais jovens mostravam-se um pouco impacientes dada a pouca velocidade a que se rolava, iam fazendo alguns sprints à frente do guia, é normal, fruto da idade, a impaciência.
Fomos primeiro até à zona do Cabedelo, espreitar a Foz do Douro, já havia quem quisesse ir mais além, perguntando mas é só até aqui que vamos, mas não, estavam prometidos 15 km, e eram os 15 km que íamos fazer mais ou menos, rumamos então ao Senhor da Pedra, fazendo mais um reagrupamento em Valadares, depois da zona mais complicada em que havia necessidade de circular na estrada, portanto tornando-se mais perigoso.

Felizmente não houve problemas de maior , chegamos todos a Miramar, ninguém se mostrava cansado, e toda a gente parecia contente. Houve ainda um pequeno intervalo para reabastecimento, beber alguma água e retemperar as pernas e as forças para o regresso.
Voltamos ao caminho e algum tempo depois estávamos novamente junto aos carros.
Pareceu-nos que toda a gente estava contente com o passeio, feito mesmo em ritmo de passeio, para todos, mesmo aqueles que menos preparação têm.
Comentavamos também que à dois anos quando fazíamos este passeio, as dificuldades que sentíamos eram bem diferentes, também era duro para nós fazer este passeio e agora, nem para transpirar dá, como o tempo passa.
Aprendemos com alguns erros cometidos, que poderão ser corrigidos na próxima vez e foi pena não termos ninguém da Rádio, vamos ter de fazer campanha por lá na próxima, de certeza que haverá alguém que ande bicicleta.
Bem na próxima semana, irei com o Pedro a Idanha-a-Nova, fazer a 3ªMaratona Internacional Idanha-a-Nova / Zarza la Mayor, que no ano passado gostei de fazer, tendo desistido devido ao calor e à inexperiência, este ano espero que corra muito melhor.
Abraço e boas pedaladas.
João Vaitu63

Fotos podem ser vistas aqui

2 comentários :

  1. Viva João... Bom passeio ;)... para a próxima vê se convidas o pessoal.

    Boa Sorte para Idanha.

    ResponderEliminar
  2. Boas Iguana
    Isto foi um passeio daqueles que para nós quase dava para adormecer em cima da bike, foi por isso nem convidei ninguém, mas quando for para um passeio a sério, os Cotonetes são primeiros a ser convidados, obviamente... eheh
    Abraço e boas pedaladas
    João

    ResponderEliminar