E se eu um dia te disser que fui a "cacha"... não penses que estou com um "xerto xotaque" e que me deu para ir andar aos tiros aos pobres dos animais indefesos, que cada vez mais são raros de ver nas florestas.
O que acontece é que fiz uma nova aquisição, o que se costuma chamar gadget, um novo GPS. Como andava a precisar de ter um Gps para o carro, e o que tinha da bicicleta era mais um suporte para treino, que permitia carregar tracks, depois de muita pesquisa acho que encontrei o que pretendia, o Oregon 550t.
Aqui uma fotografia tirada pelo aparelho, só tem 3 Megapixeis ... mas desenrasca ...
Definição da Wikipédia:
Geocaching é um passatempo e desporto de ar livre no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite (por enquanto apenas Sistema de Posicionamento Global - GPS) para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.
A actividade de geocaching tornou-se possível devido ao fim da imposição da degradação do sinal do sistema GPS denominado Selective Availability em 1 de Maio de 2000. A primeira colocação de uma cache com auxílio de GPS ocorreu em 3 de Maio de 2000 por Dave Ulmer. A localização foi anunciada no newsgroup sci.geo.satellite-nav. Três dias depois tinha sido encontrada duas vezes e registada uma vez.
O Geocaching tornou-se então popular, com um significativo crescimento em todo o mundo. Em 29 de Novembro de 2009 contavam-se 948 950 caches activas em 221 países. Todos estes números são anunciados no maior site dedicado ao jogo, o geocaching.com, embora existam outras páginas dedicadas ao jogo, mas com muito menor número de registos.
Geocacher é o termo usado para quem participa nesta actividade lúdica.
E só para terem uma ideia da quantidade de caches escondidas...Em 29 de Novembro de 2009 existiam em:
- Angola: 17 caches;
- Brasil: 385 caches;
- Cabo Verde: 15 caches;
- Guiné-Bissau: 0 caches;
- Macau: 5 caches;
- Moçambique: 16 caches;
- Portugal: 5 640 caches;
- São Tomé e Príncipe: 2 caches;
- Timor-Leste: 9 caches;
A minha ideia não é deixar a bicicleta, é mesmo aliar as duas coisas, e não é uma ideia original, existem bastantes geocachers que fazem btt, e dá-se o nome de GeoBtt a esta actividade, e o engraçado é que quando comecei a consultar os mapas cheguei à conclusão que existem imensas caches bem perto de casa... agora é só sair para ir "cachar" e pedalar...
Abraço e boas pedaladas e boas "cachadas"
João Vaitu63
Viva João... Os Cotonetes não se dedicam a essa actividade... mas não te surpreendas se encontrares algumas caches com a inscrição : Os Cotonetes estiveram aqui ;-)
ResponderEliminar