domingo, 28 de março de 2010

Voltinha às antenas da Gardunha

Olá Pessoal pedalante

Não... tenham calma, claro que não fui sintonizar as antenas da PT.

Andava para aqui a remoer um track, desde Junho, altura em que foi feita a Rota da Cereja 2009.
Consegui na altura por troca de fotos que tirei aos participantes, que me fornecessem o dito track.
Isto agora com o Oregon, torna as coisas mais aliciantes, já que conseguimos visualizar alternativas no terreno, já que quase todos os caminhos estão cartografados, e digo quase todos, porque mesmo assim acontece estar um determinado caminho marcado, e no local, não corresponder a nenhum caminho. Mas é raro isto acontecer.
Track carregado, fui apanhar o track a meio do caminho, ou seja, nos Enxames à porta do café do João Alverca, mas sem o café matinal é que nada feito.
O mal de apanhar este track pelo meio é que começa logo num ponto em que se sobe quase sem aquecimento das pernas, mas fui andando até onde podia e onde não podia, desmontava e seguia em PTT, (pés todo o terreno), sempre subindo. Havia algumas árvores caídas a barrar o trilho, mas nada que fosse incontornável.
Aqui o depósito de água que abastece os Enxames...
Passagem sob a via férrea...
Até que o track seguia por um ponto menos penoso, e eu decidi, subir ainda mais, queria atingir o ponto mais alto, onde estava o "talefe", como se chama popularmente aos marcos geodésicos...
Iria apanhar o track um pouco mais à frente, num sítio em que a paisagem é fabulosa mesmo...
O ponto é mesmo alto, dali avistava-se a paisagem para todo o lado...
A vantagem de se atingir estes pontos altos, é a de conseguir tirar boas fotografias...
mas às vezes sobe-se o talefe, para as fotos serem ainda melhores... a vista dos Enxames,, do alto do talefe...
e o verdadeiro artista... "him self"... fotografia em equilíbrio ...Pedalando na crista da Gardunha, até atingir um ponto chamado Dois Mundos, de um lado o Norte onde só se vêem montanhas, do outro, o início da planície alentejana com Castelo Branco ao longe.
Nesta foto, Alpedrinha, em baixo, na encosta da serra virada a sul...
e mais à frente , como podem ver quase não existem montes...
Depois foi a descer até ao Fundão, saí do track, devia ter subido até Alcongosta, mas ficará para a próxima, espero que acompanhado consiga fazer o track todo, é duro, mas vai-se fazendo com calma.
E tempo no regresso para encontrar mais uma cache... aqui à beira de casa e à beira do ribeiro que atravessa os Enxames, e a temperatura estava magnífica, os campos floridos e cheios de erva nova... viva a Primavera.. finalmente...
os caminhos por lá ainda estão um pouco lamacentos, fruto de na última semana ainda ter chovido bastante, mas mais uns dias e ficaram outra vez o espectáculo de sempre.
E as estatísticas disseram que me fiquei por uns modestos 35 kms, mas valentes ...
o que interessou mais foi a pura diversão que me proporcionou esta manhã de sábado.

Abraço e boas pedaladas
João Vaitu63

quarta-feira, 10 de março de 2010

Primeira "cachada"

Olá Pessoal Cachador e pedalante

Primeira saída para andar à "cacha"... e claro os primeiros erros notaram-se logo.
Saí como costumo sair para andar de bike, até aí tudo bem .... devia ter levado uma lista escrita das caches que procurava e das pistas para encontrar as mesmas caches.
Não se perdeu nada dei um belo passeio ... mas não "cachei" nada.
Bem os caçadores quando saem a primeira vez nem sempre trazem caça, por isso, não é nada de anormal.
Tirei algumas fotografias, dos locais onde vou voltar a procurar as famosas caches.
A primeira cache era aqui ... mas onde??
Entrada do Porto pela Ponte D.Luís I, mas o que procurava estava em Gaia ... o rio ia bem castanho por causa das chuvas...
A segunda procura, o Tesouro do Senhor d'Além, a Igreja encontrei-a ... da cache nem sombra, faltavam as pistas onde procurar.
Terceira busca ... na Ponte D.Maria ... seria mesmo em baixo que a cache estaria?... acredito que sim ... mas onde? Tenho de lá voltar para ver melhor...
E a seguir, a Ponte ferroviária de S. João a caminho do Cais de Quebrantões...
Nova busca sem sucesso, já nem tirei mais fotos e limitei-me a aproveitar o passeio .. "Há dias assim" .. lá diz a canção que vamos levar à Eurovisão... ou me engano muito ou o primeiro lugar vai ser nosso ... a contar do fim... sem ser negativista.

Abraço boas pedaladas e a "cachada" vai continuar.
João Vaitu63

domingo, 7 de março de 2010

E se eu um dia te disser que fui à "cacha" ...

Olá Pessoal Pedalante

E se eu um dia te disser que fui a "cacha"... não penses que estou com um "xerto xotaque" e que me deu para ir andar aos tiros aos pobres dos animais indefesos, que cada vez mais são raros de ver nas florestas.
O que acontece é que fiz uma nova aquisição, o que se costuma chamar gadget, um novo GPS. Como andava a precisar de ter um Gps para o carro, e o que tinha da bicicleta era mais um suporte para treino, que permitia carregar tracks, depois de muita pesquisa acho que encontrei o que pretendia, o Oregon 550t.
Pequeno na mesma, touchscreen, câmara fotográfica, com ligação aos sensores de ritmo cardíaco e da pedalada ... ainda estou a desvendar os seus segredos,
Aqui uma fotografia tirada pelo aparelho, só tem 3 Megapixeis ... mas desenrasca ...
mas... apareceu uma coisa num dos menus que promete ser um passatempo muito viciante, o Geocaching ...
E perguntarão vocês ... o que é o Geocaching?
Definição da Wikipédia:

Geocaching é um passatempo e desporto de ar livre no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite (por enquanto apenas Sistema de Posicionamento Global - GPS) para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.

Geocache.
GPS usado no "jogo" com bússola e altímetro.

A actividade de geocaching tornou-se possível devido ao fim da imposição da degradação do sinal do sistema GPS denominado Selective Availability em 1 de Maio de 2000. A primeira colocação de uma cache com auxílio de GPS ocorreu em 3 de Maio de 2000 por Dave Ulmer. A localização foi anunciada no newsgroup sci.geo.satellite-nav. Três dias depois tinha sido encontrada duas vezes e registada uma vez.

O Geocaching tornou-se então popular, com um significativo crescimento em todo o mundo. Em 29 de Novembro de 2009 contavam-se 948 950 caches activas em 221 países. Todos estes números são anunciados no maior site dedicado ao jogo, o geocaching.com, embora existam outras páginas dedicadas ao jogo, mas com muito menor número de registos.

Geocacher é o termo usado para quem participa nesta actividade lúdica.

E só para terem uma ideia da quantidade de caches escondidas...

Em 29 de Novembro de 2009 existiam em:

É uma espécie de caça ao tesouro, espero bem que não sejam do tipo tesourinhos deprimentes .. já chegaram os outros ...
A minha ideia não é deixar a bicicleta, é mesmo aliar as duas coisas, e não é uma ideia original, existem bastantes geocachers que fazem btt, e dá-se o nome de GeoBtt a esta actividade, e o engraçado é que quando comecei a consultar os mapas cheguei à conclusão que existem imensas caches bem perto de casa... agora é só sair para ir "cachar" e pedalar...

Abraço e boas pedaladas e boas "cachadas"
João Vaitu63