sábado, 8 de março de 2008

Colocação correcta da altura do selim, para BTT - by Paulo Marinheiro

Entre pernas com sapatos calçados X 0,885 = altura do selim numa linha paralela ao tubo vertical até ao topo do selim

Com sapatos porquê? porque a diferença dos diversos modelos de sapatos é uma variável que induzirá em erro. Na questão do recuo, é pouco importante pois seguirás a paralela ao tubo vertical, mas por norma se andares com o selim mais chegado à frente, esta formula está correcta, mas se usares um recuo maior, deves retirar ao valor dado, baixando de 2 a 4mm, na procura do maior conforto. Selim deve estar retrasado alguns centímetros, 4 a 6 por norma... norma da estrada que é plana (com raras excepções). Em btt deverias tê-lo todo chegado à frente, para quando estivesses a subir, ele estivesse então com o retrasamento necessário, os tais 4 a 6cm, pois na estrada por norma não apanhas as empenas que apanhas no btt, e se experimentares em casa colocar um livro grosso apenas, debaixo da roda da frente, verás que o eixo pedaleiro ficou sensivelmente no mesmo sitio, mas o selim recuou logo em relação a este, 3 ou 4 ou mais centímetros, no que se partires logo com 5cm de retrasamento, vais para 10, ou seja tens a bike na sala e pedalas na cozinha, alterando todo o centro de gravidade do conjunto atleta/bike, que inclusivamente te criará dificuldades técnicas para passar certos topos, obrigando-te a desmontar. Se gostas de rolar, recuas mais ou menos bem, se és trepador, recuas o mínimo mesmo e vendes o thompson que estarás numa situação de compromisso a rolar, mas em "casa" a subir. Esta estratégia é vista e comentada em entrevista com Hermida, e outros de topo. Desde sempre o Ricardo Marinheiro anda todo chegado à frente por opção, levando ao cumulo de virar o tubo retrasado ao contrário, no que rolará sempre pior, tendo que por vezes chegar o trazeiro atrás no selim, mas ele ganha as provas é a subir... e é para essa situação que a bike está afinada. A descer não há influencia, pois nas descidas menos aprumadas, tudo bem, nas descidas técnicas, o traseiro é para sentar... na roda de traz... por isso...


Até à pouco tempo todo este tema era uma arma "secreta F1" do Ricardo Marinheiro para bater adversários em Portugal, pois acabas mais rápido por fadiga neuro-muscular, seja por má posição, seja por má cadência de pedalada, quer por esgotamento de reservas... aberta a quem quiser usar agora, pois... não é fácil, nem pondo o selim em cima do guiador... apanhá-lo, no que quem quiser, que vá usando as armas que ele usa para fazer o mesmo que ele, usando a sua experiência, que a guerra dele agora é com os suíços, franceses e espanhóis.

-
Como tirar medida de entre pernas - para tirar o entre-pernas, calças os sapatos e o calção de ciclismo e estando encostado a uma parede, com um livro no entre pernas e paraleo à parede (encostado mesmo, que fará de esquadro), forças bem o livro até ao escroto e pedes a alguém para marcar com lápis na perede, e tens o teu valôr de entre-pernas.
-
Como tirar medida de recuo de selim - Com um fio de prumo (uma linha de costura com um peso no fim...), colocas o fio encostado ao bico do selim, o peso em baixo a 3 ou 4cm do chão e inclinando um pouco a bike, a linha há-de passar livre e aprumada, algures na escora. Do ponto onde a linha passa na escora, até ao centro do eixo pedaleiro, é o valor de recuo de selim. Na estrada, em contra relógio há um mínimo legal de 5cm, no btt não há regra sobre isto.

Evita sempre calcular a altura do selim com as teorias antigas do bico do sapato no chão, do calcanhar no pedal, da axila ao centro pedaleiro, etc, que já não se usam no mundo desde os anos 70.

(Texto de Paulo Marinheiro no Forumbtt.net)

Sem comentários :

Enviar um comentário