segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ºTrilhos do Douro Internacional - Bemposta

Viva
A primeira prova do Mês de Abril, 6 de Abril de 2008, Bemposta, Mogadouro.
A convite de uma amiga, a Simone, que também é a educadora de infância do meu filho mais novo, fui participar nesta prova que prometia. Já conhecia as paisagens deslumbrantes das Arribas do Douro Internacional, mas passear por lá de bike seria sempre diferente, e lá fomos passar um rico fim de semana em família.
Na prova iria ter a companhia do meu sobrinho mais novo Ricardo


Cá está o Rui a tentar chegar aos pedais da bicicleta da Simone.
Havia 3 tipos de prova de BTT, 23 Km , 40 km e 60 Km. Pensei, quando fazem uma prova ainda mais pequena é porque vai ser dureza pela certa. Como ia acompanhado pelo meu sobrinho, optei por fazer a dos 40 km, para não haver grandes surpresas. Assim chegava cedo aos prometido reabastecimento, prometido e cumprido, e qualquer coisa que neste mundo do BTT não me lembro de ter tido esta experiência alguma vez.
A Simone vinha também acompanhada por outra amiga, a Cila e por um amigo, o António ...
Para minha surpresa, dão muito bem ao pedal os três, o que só prova que não é o material, mas sim as pernas que contam.
Aqui a passarem um pequeno ribeiro, sem quererem molhar os pés, está claro , que eu cortei a direito e passei mesmo pelo meio do ribeiro, com água pelos tornozelos, já estou mais habituado a estas coisas ... eheh ... até porque logo a seguir havia muita lama, onde íriamos ter de sujar bem as sapatilhas.

Na foto já depois de ter cruzado o ribeiro, e a mostrar por era o caminho por cima das águas... eheh...
Como de costume, o meu excesso de peso obriga-me a ir mais devagar nas subidas, pelo que o grupo da Simone foi para a frente. O Ricardo "bufava" um pouco por ter de ir devagar à minha beira, mas era esse o combinado , não estava autorizado a "fugir" de mim.
Lá chegamos ao sítio onde se fazia a decisão, 40 ou 60 Km, havia um pequeno reabastecimento de água e fruta. Acabei por decidir ir aos 40 Km, não estava muito confiante em mim, o calor começava a apertar, no perfil de altimetria havia umas subidas que me pareceram um pouco difíceis, mas como estava com o Ricardo, e ele ainda é uma caixinha de surpresas, uns dias tem muita força, noutros estoira rapidamente, optei pelos 40, é para disfrutar não é para sofrer. E ainda tinha um carro para trazer mais 300 km.
Separamos-nos do grupo da Simone, grandes mulheres, optaram pelos 60 km, e fizeram-nos todos até ao fim.
Os trilhos eram realmente espectaculares, muito rápidos, sempre bem marcados pelos campos todos floridos pela Primavera, dava gosto pedalar assim.
Chegados ao reabastecimento, outra surpresa, estava prometido realmente uma coisa sumptuosa e foi.
Javali estufado no pote, chouriço e alheira assados na brasa, salpicão, um presunto à disposição, folar transmontano, pão, queijo, fruta e doces variados.

Optei por nem me meter no vinho, senão ainda podia correr mal dali para a frente, e ainda havia 15 km para fazer. Ainda me esperava um posta à mirandesa para o almoço.
Três horas de pedaladas, cerca de 15 km/h, o que prova que os trilhos eram realmente fáceis de fazer.

Agora depois de ver a classificação, 9º lugar na meia maratona (40 Km) ... espectáculo e não eram só 10 a correr, ehehe ..... eram 34 ...
Mais fotos no album picasaweb
http://picasaweb.google.pt/jcesar63/2TrilhosDoDouroInternacional

3 comentários :

  1. Boa tarde!

    Obrigada pelas fotos no blog e as que enviou para o meu email.
    Está um belo depoimento do que aconteceu;-)

    Boas pedaladas na magnífica Trek

    Cila

    ResponderEliminar
  2. Hehe 9º lugar, amigo, foooonix!
    Tens de abrandar, olha que já não tens idade...lol.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Cila .. temos de combinar fazer uns treinos juntos, o meu grupo e o vosso .. Até porque já há quem queira ver as perninhas da Simone .. eheh

    Silvio ..Idade tenho, não tenho é pernas para te acompanhar... Domingo vou levar empeno dos grandes no Marão.

    Abraço
    João

    ResponderEliminar