segunda-feira, 20 de abril de 2009

Eu hei-de ir a Viana ...ou vir? 18 de Abril

Eu hei-de ir a Viana ... mas de comboio e regressar de bike

E viemos ... havia várias sugestões para fazer um passeio do género, autonomia e o dia inteiro. Havia pessoal com vontade de ir a Viseu, fazer a travessia da linha do Vouga ao contrário do que já se tinha feito e até para conhecer a parte que ainda não conhecemos, mas o mau tempo que se fez sentir toda a semana, não augurava um grande passeio.
Depois alguém sugeriu fazermos o passeio que os Amigos do Palhaço do ForumBtt, tinham feito na semana anterior, tinham ido de Ermesinde até Viana do Castelo, um misto de Terra e alcatrão bastante rolante. E aí eu sugeri, em vez de irmos de bike e termos de nos meter no comboio sujos e suados, porque não fazermos a etapa em sentido inverso, assim ou fazíamos a viagem de comboio ou alguém nos levava de carro até lá, e lá metíamo-nos ao caminho conforme estivesse o tempo, faríamos ou por estrada ou por trilho.
Combinado o passeio, ponto de encontro em minha casa às 7h15, para o Sérgio e para o Nuno, daí fomos à estação das Devesas apanhar o primeiro comboio até Campanhã, para depois apanhar o comboio internacional para Tuy.
Aqui o Nuno a treinar os dotes de dança no varão .... Em Campanhã reunimos o resto da malta, o Pedro e o Mário, para sermos 5 a fazer o passeio.
O comboio dispõe mesmo de uma parte destinada ao transporte das bicicletas, com suportes próprios, pelo menos 4, mas há bastante espaço para mais em baixo.
e lá fomos nós de viagem até Viana, onde se chegou sem atrasos cerca das 9h30, rapidamente demos a voltinha para tirar algumas fotografias com um ciclista francês que tinha feito os Caminhos de Santiago desde França e ia continuar para o Porto. Bravo, sem falar inglês nem português não era isso que atemorizava e lá seguia o seu caminho ou melhor o "Caminõ de Santiago".
Nós metemos-nos à estrada até uma zona (Darque?) onde das duas uma, ou seguíamos por estrada de alcatrão ou íriamos tentar seguir o Track que o nosso amigo Bravellir fez o favor de disponibilizar. Optamos por fazer o track, não chovia, embora as nuvens de vez em quando fossem ameaçadoras e lá fossem largando uns pingos grossos de chuva, mas nada que sequer obrigasse a vestir a capa de chuva.

Mas a paisagem compensava tudo, que acham?...
Devido às chuvadas toda a semana começamos foi a apanhar muitas poças de água e lama, muitas vezes ficamos enterrados até aos cubos na lama tal era a quantidade de água acumulada no solo.
Ao passarmos por uma pedreira de caulino vejam como ficaram as rodas da minha bike...
Tão limpinha que ela estava de manhã quando saímos ... eheh
E quem disse que não íamos a Esposende este ano?
Last but not least ... Mário ...
Claro que passeio connosco não se faz sem reabastecimentos em condições ... aqui uma das paragens em Fão, para saborear as famosas clarinhas da Rita Fangueira ... e com mais umas "meias de leite" e uns "galões" .. para ajudar à hidratação interna ....
Como a hora do almoço estava a passar, antes da Póvoa do Varzim rumamos a Laundos, na tentativa de ir fazer uma incursão no Paulino, curiosamente, um tasco de petiscos estava fechado à hora de almoço, só abria às 15h, alternativa um restaurante mais abaixo (em frente à Junta de freguesia de Laundos) que não se importou com o nosso aspecto enlameado e que nos convidou logo a entrar e a sentar, para saborear uma apetitosa feijoada bem regada com um vinho verde branco bem fresquinho, que bem nos soube.
Repostas as energias, embora com um sono tremendo, que eu acho que foi causado pelo arroz em excesso, o vinho verde pareceu-me inofensivo... hehehe

Lá se rumou à Póvoa e daí até ao resto do caminho foi mais um bocado ...
O Sérgio já de esperanças em voltar a pedalar assim um dia bem passado

Um bom passeio a repetir um dia deste com o tempo mais seco ... no total acabamos por fazer 70 kms apesar da boleia que nos trouxe a casa

Abraço e boas pedaladas
João Vaitu63

2 comentários :

  1. Muito boa ideia João. Manda-me por favor este track para o email dos Cotonetes João. Pode ser que o vá fazer também.

    Abraço.

    ResponderEliminar