quinta-feira, 30 de abril de 2009

VI Maratona de Sandim - 26 de Abril de 2009

Boas Pessoal pedalante

Só para relatar a nossa participação na Maratona de Sandim, Vila Nova de Gaia.
Uma prova à porta de casa não era para perder, no ano passado, quando tive conhecimento dela já estava inscrito para outra e não fui. Posteriormente fiz uma parte do percurso com o Sílvio Ferraz e tinha achado bastante duro.
Participaram alguns elementos da equipa da Casa de Pessoal da RTP-Porto, o Armínio e o Paulo Torres "Tombos" dos Cotonetes...
Esta não foi diferente, à excepção de o piso até estar muito bom, pouca lama se apanhou, agora o sobe e desce constante, os chamados camelos de Sandim fizeram mossa e de que maneira.

A prova começou já tarde, infelizmente continua a ser hábito em Portugal, esperar e fazer esperar os outros que chegam a horas. Por mim era assim.. à hora dava-se a partida estivesse quem estivesse, quem chega tarde tem muito tempo para recuperar e o caminho está marcado.
No início alguma confusão, eu e o Armínio que participava pela primeira vez numa prova de BTT, para ver como era, na subida inicial fui ficando para trás de modo que perdemos o contacto com os da frente, às tantas começamos a ver setas em sentido contrário ao que nós íamos, começamos a parar para perguntar se íamos bem, toda a gente nos garantia que sim, que tinha ido tudo por ali e realmente pouco tempo depois estavamos perto do largo da igreja num sitio que já tinhamos passado, como ninguém estivesse a sinalizar resolvemos seguir duas bikes que iam no sentido que tinhamos, ao fim de um bocadinho veio uma mota da organização atrás de nós a avisar-nos que não era por ali, era para voltar ao ponto de partida e seguir a partir dali. A ideia tinha sido alongar o pelotão porque o trilho de entrada era estreito e para não haver atropelos, ideia era boa, falhou foi a sinalização ali num cruzamento. Tudo bem, a partir daí não houve mais confusões com as marcações, estava tudo bem sinalizado e bem marcado, não houve mais enganos. O que houve foi uma falta de preparação física minha de uma maneira como já não me acontecia à muito, já que comecei a sentir caimbras muito cedo quase a meia-maratona não ia meio, até chegar a um ponto em que tive mesmo de parar de fazer as subidas em cima da bike, fazê-las a pé e aproveitar as descidas para fazer a toda a velocidade.
Havia trilhos engraçados subidas e descidas contínuas, poucos pontos de descanso, as descidas, algumas muito técnicas mesmo perigosas, acho que se fizessem "donil" ali o pessoal não se iria queixar, os famosos camelos de sandim são engraçados de fazer, são subidas em forma das bossas de um camelo, em que começamos e temos de andar até ao fim sem parar, só que ao fim de pouco tempo estamos de rastos e as pernas no limite, mesmo alimentando-me bem, hidratando bem, desta vez não chegou. E foi um pouco penoso chegar ao fim a fazer grande parte dos trilhos a pé, acho que se não fosse a companhia do Armínio o caminho todo, teria desanimado e desistido prematuramente. Acompanhou-me sempre o caminho todo, acho que se divertiu bastante para uma primeira vez não correu mal, não houve quedas felizmente apesar dos trilhos serem bastante perigosos.
Aqui à chegada, a disfarçar um pouco o ter corrido mal, e termos sido dos últimos a chegar ...
Foi bom e é de repetir quando voltar a forma, por enquanto tenho de voltar a treinar muito mais, que isto não anda muito bem fisicamente.
Para a semana vou para estágio, para Idanha-a-Nova, a catedral do btt.. espero recuperar forças
Abraço e boas pedaladas
João Vaitu63

1 comentário :

  1. Obrigado pela referência... já vou atrasado mas só vi agora... realmente muita mossa fez esta prova. Pensei que morria :) Um abraço
    Paulo "Tombos"

    ResponderEliminar