segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Passeio Enxames-Varanda dos Carqueijais

Olá Pessoal Pedalante

Para dar início às minhas férias deste ano, um pré-aquecimento no Fundão, aproveitando o bom tempo e calor que continua a fazer por cá.
Acordei bem cedo, com tudo praticamente preparado de véspera, 7h30 dava início ao meu passeio.
Objectivo: à porta de casa vê-se esta paisagem ... ao longe a Serra da Estrela com as suas duas torres .... desafiante não é ?...
Depois de muita meticulosa preparação do caminho mais curto até à Covilhã, decidi-me experimentar o caminho aconselhado pelo Google.maps (opção a pé) que me encaminhava pelo meio dos montes, sem haver nenhuma estrada, por estrada havia duas opções, ir ao Fundão ou ir pela Capinha, já havia experimentado as duas, mas a opção "monte" e "estrada desconhecida" batiam mais forte que qualquer outra, apesar de ir sozinho decidi-me mesmo a experimentar o desconhecido atalho.
Em boa hora o fiz, descobri um trilho fantástico com bons estradões ... ali ao fundo a Covilhã
A Lua fazia-me companhia, além de algumas lebres que fugiam e em alguns campos os agricultores regavam os campos aproveitando o fresco da manhã ...
Pela primeira vez o Google.maps pregou-me uma partida, eu sabia que o caminho atravessava uma ribeira, a da Meimoa, mas pensei que para o Google dar aquela caminho possivelmente haveria alguma ponte para fazer a travessia ... nã nã ... chegado aqui ..olha para cima olha para baixo, ponte não havia nenhuma ... o caminho era mesmo aquele .... há que molhar os pés e fazer a travessia .. foi água pelos joelhos .. no Inverno tenho dúvidas que seja "atravessável" por aqui ...
A seguir foi retomar o caminho por estrada .. tempo para o café que ainda não havia tomado e avaliar os estragos dos maus caminhos em que andei ..
Estava mesmo sujinha .. mas nada que não saísse com um pouco de água à pressão, assim que passei numa estação de serviço na entrada da Covilhã pedi que dessem uma chuveirada na bike já que a corrente e engrenagens começavam a chiar um pouco por todo o lado.
Cruzei o Rio Zêzere ...
Mas lá comecei a subida pelas ruas da Covilhã ... tempo de cumprimentar duas relíquias da minha guerra, um Fiat G-91 R3 da Esquadrilha dos Jaguares do Montijo, onde tive a honra de estar ao serviço, e o Cessna T-37 da Esquadrilha Acrobática dos Asas de Portugal, estão à guarda da Universidade da Beira Interior, mercê do curso de Engenharia Aeronáutica que ali é ministrado ..
Aqui o centro da Covilhã .. com o nosso amigo Pero .. da Covilhã ,...

Até aqui até fui bem, mas isto aqui era sempre a subir com poucas zonas de descanso mas eu fui andando no meu ritmo impressionante mente lento, sempre sem ligar aos outros que teimavam em subir em ritmos desenfreados .. pudera... ligeirinhos .. lingrinhas e em fio dental .. luta desigual ...mas teimavam sempre em me dar aquela forcinha de encorajamento para continuar..
A paisagem é que era bem deslumbrante ... mesmo de início
Até aqui ainda fui a pedalar .. mas tinha como meta atingir pelo menos a Varanda dos Carqueijais, que pensava eu era já ali a seguir aquela curva depois da placa dos 1000 metros de altitude ... e era .. mas ainda faltavam mais um dúzia de curvas daquelas a subir tipo chouriças
Fui a pé devagarinho mas cheguei lá ... sabia que valia a pena pela fantástica vista ...
A estrada continuava retorcida por ali acima ... fica para a próxima vez ... em que a preparação seja ou esteja melhor ... e a serra não foge .. tentei logo subir pela parte pior para uma primeira vez .. tinha um carro (o primeiro que tive meu) quando fazia esta subida .. parava sempre aqui a tentar arrefecer o motor ... para continuar a ter carro era preciso ter cuidado e não exagerar ...
Hoje o calor já estava a ficar em pleno .. o dia chegaria mesmo aos 40 graus ....
Meia volta .. e encosta abaixo foi um instante .. demora-se tanto a subir e descer é uns minutos e já foi ...
Aqui novamente a atravessar o Zêzere .. agora a vista do outro lado ..

O calor era já muito e a estrada N18 até ao Fundão é completamente desabrigada não tem sombras, fui andando até chegar ao Fundão onde pude repor os níveis do electrólito num café.
A Serra da Estrela vista já depois do Fundão em direcção aos Enxames, imponente .. rindo-se de mais um incauto que queria conquistá-la à força ...
Bem .. foi uma tentativa .. aprende-se sempre alguma coisa com os erros que cometemos ... eis alguns:
1- Agosto ... nunca tentar fazer isto em Agosto e com uma vaga de calor e incêndios pelo meio, apesar de ter chovido durante a semana no Porto.
2-Encosta da Covilhã ... na próxima tentarei subir por outro lado .. ou Manteigas ou Unhais da Serra.
3-Pneus de Btt ... completamente desaconselhados a menos que se esteja bem preparado ou se vá de carro até mais perto da serra
4-Treinar muito mais ..

Mesmo assim no dia seguinte voltei a sair para dar uma voltinha pequena para libertar ácido láctico, fui até ao Fundão e voltei a subir a Serra da Gardunha, tem uma subida longa mas não tão inclinada, deu para fazer na pedaleira do meio, até chegar ao ponto onde devia virar para casa.
Se conseguisse fazer dois fins de semanas destes por mês era um homem feliz .... 100 kms com cerca de 2000 metros de acumulado de subidas nos dois dias .. não foi mau ..para mim claro.
O primeiro dia
O segundo dia

Abraço e boas pedaladas

João Vaitu63

2 comentários :

  1. Hi, Nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back.

    Thanks!

    Mandie Hayes
    mandie.hayes10@gmail.com

    ResponderEliminar